Aposentadoria por idade

Compartilhe

A aposentadoria por idade pode gerar muitas dúvidas, principalmente quando se diz respeito ao período de contribuição de cada cidadão até conseguir, de fato, a aposentadoria. É importante saber que o contato com o sistema previdenciário e todas as regras que o envolvem começam assim que o trabalhador se envolve no mercado de trabalho.

Por isso é importante que você conheça as implicações do regime de aposentadoria como forma de garantir a situação mais favorável para sua situação. Essa é uma maneira de contribuir para a segurança do momento certo que você irá se aposentar e principalmente saber que existem diferenças entre a aposentadoria por idade e a aposentadoria por contribuição.

 

O que é a aposentadoria por idade?

Este benefício é concedido aos segurados do INSS que atingiram uma certa idade. Essa idade em questão equivale a 65 anos para homens e 60 para mulheres. No entanto, vale dizer que este não é o único fator considerado, pois somado a faixa etária mínima, o período de carência de 180 contribuições também consiste em requisito indispensável para o contribuinte ter sua prerrogativa e se aposentar.

 

Quem tem direito?

É importante dizer que tem direito a aposentadoria por idade aqueles que, classifica-se como segurado urbano e que após o cumprimento da carência, atinjam a idade já explicada no item acima.

A idade mínima é reduzida em cinco anos para os trabalhadores rurais, independente do sexo. O mesmo fator equivale para as pessoas que exercem suas atividades individualmente ou em regime de economia familiar. Neste último quesito, incluem-se: pequeno produtor rural, pescador artesanal, extrativistas, indígenas, entre outros.

 

Documentos para aposentadoria por idade

Para ter direito a aposentadoria por idade ou também para o requerimento de qualquer outro tipo de aposentadoria, a pessoa deve estar acompanhada de alguns documentos capazes de comprovar o direito do segurado, como por exemplo:

  • Documento pessoal de identificação válido e com foto, de preferência, o RG;
  • Cadastro de pessoa física, o CPF;
  • Carteira de trabalho e Previdência Social;
  • Carnê de contribuição e outros documentos que comprovem a quitação das parcelas do INSS;

Para saber sobre os documentos específicos para segurados especiais e também o tempo de carência, entre em contato com um advogado especialista em direito previdenciário.

 

Procura advogado para aposentadoria por idade? Fale com quem entende!

Se você tem dúvidas sobre as questões que envolvem a aposentadoria por idade, entre em contato com um advogado especialista em direito previdenciário e tire todas as suas dúvidas.

Fale com advogado especialista em aposentadoria por idade!

Entraremos em contato o mais rápido possível

ONDE ESTAMOS

R. Áureliano García de Oliveira, 372
Sala 10 - Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto - SP
CEP: 14096-750

Whatsapp